sexta-feira, 18 de julho de 2008

Apejé Ni Ògbon Mefá Odé Nitá

ATA DE PRESENÇA NO APÉJÉ NI ÒGBON MEFÁ ODÉ NITÁ COMEMORADO DIA 12 DE JULHO DE 2008

Agbô Ilê Asé Òmó Odé Nitá registra nessa a vossa digníssima presença do qual muito nos honra pela mensurável pessoa que és.
Depois de quase cinco mil anos de História de nossas Tradições e Cultura ainda nos deparamos com preconceito e discriminação onde não podemos professar nossos cultos sem que sejamos olhados de soslaio e isso quando não nos fecham as portas de locais públicos.
Essa festividade além de comemorar os 34 anos de Odé Nitá no Ori desse Babalorisá tem também o intuito de mostrar o quão belo é nossos cultos e Cultura. As Divindades Africanas Oxossi, Odé, Tauamim ou DanaDana e também nossos encantados caboclos brasileiros que somam a beleza desse Orixá , hoje com certeza mais cultuado no Brasil do que em sua própria terra de Origem , a Nigéria.
O Culto de Oxossi ou Odé é maior no Brasil do que no mundo todo incluindo a Nigéria. Portanto fica aqui registrado vossa presença no livro de história da FIUTCAB “CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE INTEGRAÇÃO E UNIÃO DAS TRADIÇÕES DA CULTURA E DOS CULTOS AFROS E BRASILEIROS, por um motivo bem especial.
O que não se registra acaba se perdendo e não sendo um fato verídico. Não somos os conhecedores natos da TRADIÇÃO de ORIXÀ mas procuramos fazer de nossa forma singela e simples mas com respeito a todos que tiveram uma maior oportunidade de aprendizado. Somos assim e é dessa forma que queremos ser respeitados e com sinceridade é na recíproca de sua forma em respeito. Em nome de Odé Nitá nossa eterna gratidão: Várzea Paulista, 12 de Julho de 2008.

Babalorixá Walter de Odé Nitá

Nenhum comentário: