terça-feira, 22 de julho de 2008

Ações Afirmativas no Combate à Intolerância Religiosa

Globo e Gazeta são denunciadas por intolerância e discriminação
21/04/2005 às 12:18

Programas religiosos da TV Gazeta e um dos quadros do humorístico "Zorra Total", da Rede Globo, estão sendo acusados de disseminar a intolerância e a discriminação contra as religiões de origem africana junto ao Ministério Público Federal.
Uma representação assinada por diferentes entidades foi entregue em São Paulo, na tarde de hoje, ao procurador regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Sérgio Gardenghi Suiama, pedindo "a instauração de procedimento para apuração de responsabilidades dos diretores, apresentadores e respectivas emissoras".
O documento de representação é assinado pelo Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro-Brasileira (Intecab), Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (Ceert), pelo Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo (Soues), Federação Interestadual União das Tradições e Cultura Afro-Brasileira (Fiutcab), União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, Federação de Umbanda e Candomblé Maria Padilha das Sete Saias e pelo deputado estadual Sebastião Moreira Arcanjo.
"Nós estamos requerendo ao Ministério Público Federal, inclusive com o auxílio do Ministério da Justiça, que se possa monitorar esses programas para inclusive decretar infrações a regulamentos éticos, enfim, infrações legais, e apurar responsabilidades por esse tipo de crime, de danos causados às religiões afros", diz o redator do documento, Hédio Silva, advogado do Intecab.
"Estamos reivindicando nada mais do que o nosso direito como cidadão de praticar e exercer uma religião" diz Francelino Shapanan, líder religioso e membro do Intecab.
Segundo o procurador Sérgio Suiama, o documento será agora analisado e se de fato for confirmado que houve essa ofensa, vamos tomar o mesmo caminho da denúncia feita em dezembro do 2004.
Na ocasião, as emissoras de TV Rede Mulher e Rede Record foram acusadas de veicular programas que incitavam à discriminação e o preconceito religioso. Esse processo continua em aberto, sem julgamento, na 5ª Vara Cível de São Paulo.
Segundo o promotor, a juíza, responsável pelo caso, determinou que a rede Record fosse ouvida. "Agora nós aguardamos uma decisão do poder judiciário sobre a concessão ou não do direito de resposta contra a Record", afirma.
Ao se configurar um caso de ofensa, as entidades religiosas afro-brasileiras requerem um direito de resposta dentro da programação das emissoras.

Fonte: Folha Online (com Agência Brasil)

(Foto: Mãe Silva de Oxalá, Pai Francisco da Oshun, Babalorixá Toloji e Babalorixá Walter de Ode Nitá relembram um ato da marcha na paulista)

Nenhum comentário: